[ ICMS – Crédito Presumido]

STF – ICMSCrédito Presumido
Com data para encerramento do Plenário virtual agendado para a última sexta-feira, 12/03, o julgamento acerca da inclusão na base das contribuições (PIS/COFINS) de créditos presumidos decorrente de incentivos estaduais, foi retirado de pauta após pedido de vista do Min. Toffoli.
Muito embora retirado de pauta, até o momento houve composição de maioria, seguindo a tese proposta pelo Min. Relator: “surge incompatível, com a Constituição Federal, a inclusão, na base de cálculo da Cofins e da contribuição ao PIS, de créditos presumidos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”.
Nos termos do voto do Relator, “Os créditos presumidos revelam renúncia fiscal cujo efeito prático é a diminuição do imposto devido. Não há aquisição de disponibilidade a sinalizar capacidade contributiva, mas simples redução ou ressarcimento de custos”. Ainda, acrescentou que “a presunção de crédito, longe de revelar riqueza nova e, portanto, passível de sujeição ao PIS e à Cofins, indica o abrandamento de custo a ser suportado”.

Nossa equipe está monitorando o tema.

Compartilhe:

ALERTA DE GOLPE

Prezado(a) cliente:
Tomamos conhecimento que golpistas estão usando a imagem do escritório, e nomes de advogados(as) da nossa equipe, de maneira fraudulenta, para entrar em contato com clientes via WhatsApp, solicitando dados pessoais e informando sobre ordens de pagamento em processos que não são verdadeiras.

Ressaltamos que nosso canal oficial de comunicação é o e-mail ou telefone, por meio de ligações.
Se tiver dúvidas, entre em contato imediatamente com a nossa equipe.

Agradecemos a confiança em nosso escritório e estamos à disposição.

A Romano & Pfeiffer Advogados utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.